Esta primeira postagem tem a pretensão explicar o objetivo do blog e o porquê do nome. Vamos lá?
Cuia é uma espécie de tigela oriunda de uma árvore de nome científico Crescentia Cujete e alcunhada de árvore-de-cuia, cabaceira, coitê e cuiera, originária da América Central. A cuia é a casca do fruto (não comestível, mas guarda propriedades terapêuticas e obtém-se tinturas) dessa ávore, também conhecida como cabaça e com a qual alguns artistas plásticos fazem trabalhos lindos! A cuia serve aos ribeirinhos e indígenas como uma vasilha com inúmeras finalidades, sem contar que o tradicional Tacacá paraense é servido em cuias, geralmente decoradas. Aliás, na África, há um tipo de cuia/cabaça similar à Amazônica que está sendo customizada por grifes famosas. Uma prova de que pode faltar tudo, menos criatividade. Ê laiá!
Crescentia Cujete ou Cuiera. |
Tacacá. |
Arte. Do Flickr do Marco Correria. |
Arte em cuia. |
Cuia da badalada grife Louis Vuitton. |
E por que Cuia de Cultura? Bom, como o blog pretende expor elementos da Cultura regional e Rondônia pertence à Amazônia, julgamos que o nome é apropriadíssimo por aludir um elemento da sua flora, além disso, seria tarefa difícil explorar o universo cultural local, portanto, tiraremos uma cuia desse universo.
Muitas pessoas proferem irresponsavelmente que somos desprovidos de cultura e eventos relacionados. Esses indivíduos normalmente só saem de casa para bons restaurantes, baladas, assistem novelas globais, filmes hollywoodianos, leem O Segredo e a Saga Crepúsculo e não buscam saber o que existe no campo cultural do ambiente em que gastam seus dias. Além dessa ignorância soberba, vale mencionar que cultua-se muito o "de fora" desmerecendo o "da terra". É a velha história, "santo de casa não faz milagre", mas afirmo que temos artistas competentíssimos, talentosíssimos, legítimos representantes e exaltadores da nossa história cabocla, história essa que contou e conta com a participação de brasileiros de todas as regiões e até de outros países, registre-se inclusive que temos artistas reconhecidos mundo afora, fruto de talento e exímios trabalhos em seus gêneros de atuação.
O blog objetiva divulgar uma amostra do nosso mundo cultural apresentando artistas, lugares e eventos folclóricos ou não, de forma que permita conhecimento acerca do histórico, das perculiridades e informações variadas dos mesmos.
Esperamos que apreciem, apoiem e propaguem essa ideia!